Quando se trata de transplante capilar para mulher, ele não costuma ser indicado, apesar de ser um procedimento amplamente conhecido e utilizado para tratar a perda de cabelo em homens. Um dos motivos principais é porque o padrão de queda dos fios é diferente, fazendo com que o transplante capilar feminino não tenha tanto êxito a longo prazo.
Além disso, a perda de cabelo nas mulheres é frequentemente causada por fatores diferentes da perda de cabelo masculina. Distinguir as causas e padrão de queda entre homens e mulheres é importante para compreender as diferenças nos resultados do transplante capilar para mulher e para o homem.
CAUSA DA CALVÍCIE
Enquanto nos homens é geralmente causada por uma condição genética e à ação dos hormônios masculinos, nas mulheres a perda de cabelo pode ser resultado de uma variedade de fatores, como alterações hormonais, deficiências nutricionais, doenças da tireoide e condições médicas subjacentes.
Essa complexidade na causa da perda de cabelo feminina torna mais difícil identificar e tratar adequadamente a condição para uma melhor garantia de que o folículo transplantado estará efetivamente “sadio” para se fixar em uma nova área.
PADRÃO DE QUEDA
Outro fator importante é que a perda de cabelo nas mulheres tende a ser mais difusa, em comparação com a calvície de padrão masculino, que afeta principalmente a região frontal e a coroa.
A perda de cabelo feminina geralmente ocorre em todo o couro cabeludo, o que dificulta a identificação de uma área doadora estável para a extração dos folículos capilares.
Além disso, as mulheres acabam por ter uma densidade capilar menor do que os homens, o que pode tornar o transplante capilar para mulher menos eficaz em termos de cobertura e resultado estético. Isso porque, além da perda difusa, a queda acontece de forma lenta e gradual. Assim, quando se apresentam os sinais de calvície feminina, o volume capilar já está bastante reduzido.
Outro fator é que as mulheres geralmente gostam de manter os fios mais longos. Por causa do processo de afinamento e miniaturização dos fios, o folículo a ser transplantado pode apresentar essas particularidades no fio do cabelo futuramente, tornando o resultado não tão satisfatório no transplante capilar para mulher.
É importante mencionar que existem outras opções de tratamento disponíveis para mulheres que sofrem de perda de cabelo. Em vez do transplante capilar, o médico tricologista geralmente recomenda abordagens preventivas para estimular o crescimento e fortalecimento dos fios, com medicamentos para tratar a queda de cabelo tópicos e orais, terapia a laser, terapia hormonal ou tratamentos para tratar a causa subjacente da perda de cabelo.
A queda de cabelo na mulher é uma questão muito sensível que está diretamente ligada à vaidade e autoestima feminina, muitas recorrem à técnicas de alongamento capilar, peruca feminina, apliques, entre outros recursos para melhorar a aparência do cabelo.
Entretanto, há soluções modernas e definitivas como o implante capilar feminino indireto. Uma técnica exclusiva italiana, não invasiva, que recria em uma prótese biocompatível, o fio de cabelo natural com as mesmas características da paciente, aderindo ao couro cabeludo da mulher, permitindo que ela tenha liberdade de movimentos com total segurança. É possível ir à praia, piscina e, inclusive, nadar.
Para saber mais sobre este procedimento, entre em contato pelos meios disponíveis ou pelo Whatsapp.