Além de um problema de saúde, a calvície feminina afeta a autoestima das mulheres que sofrem com ele. Veja neste material quais são os tipos de alopecia, suas causas e como tratar de cada um deles.
O que é alopecia feminina?
Alopecia ou calvície feminina é um distúrbio nos folículos capilares que provoca o afinamento gradativo dos fios de cabelo. Com o passar do tempo, eles param de nascer e forma-se uma falha permanente no couro cabeludo.
Apesar de ser uma condição que causa preocupação e afeta diretamente a autoestima da mulher, existe tratamento adequado e, em alguns casos, é reversível. Em situações mais complexas, a aplicação de uma solução definitiva, como o implante, é uma alternativa.
Porém, antes de iniciar qualquer intervenção é necessário investigar os sintomas e as causas da alopecia. Entenda melhor, a seguir, como identificar o problema e quais são seus prováveis motivos.
Quais são os sintomas de alopecia feminina?
Algumas mulheres costumam associar a queda de cabelo à alopecia. Mas é importante frisar que esse não é o principal ou único sintoma dessa disfunção. Outras características que, combinadas a essa, podem indicar o problema são:
- perda de fios no topo da cabeça;
- fios ralos;
- menor volume de fios em diversas regiões da cabeça;
- aparecimento do couro cabelo;
- espessamento da risca que divide o cabelo.
Ainda que esses sejam os sinais clássicos da calvície feminina, procure um dermatologista especialista em tricologia assim que perceber anormalidades no seu couro cabeludo ou na extensão do seu cabelo para investigação das causas do problema.
Quais são as causas de alopecia feminina?
Além de identificar os sintomas, é preciso estabelecer a causa do problema para estabelecer o tratamento adequado. Existem algumas principais razões para o seu surgimento, entre elas:
- fatores genéticos;
- má alimentação;
- uso de medicamentos;
- distúrbios do sistema imunológico;
- disfunções hormonais.
Portanto, consulte um especialista sempre que perceber a queda excessiva, o afinamento dos fios e a perda do volume capilar. As causas podem ser diversas e haverá um diagnóstico para cada uma delas.
Quais são os tipos de alopecia feminina?
Após identificar o problema e suas causas, o especialista será capaz de informar qual é o tipo de alopecia feminina que acomete a sua paciente. Conheça abaixo os principais e suas características.
- Alopécia Areata: caracterizada pela perda dos fios devido à inflamação dos folículos capilares. É uma condição adquirida por distúrbios emocionais, como estresse e depressão.
- Alopecia Difusa: marcada pela queda acelerada dos fios, que pulam da fase de crescimento para a de queda durante um período chamado eflúvio telógeno. Não causa a calvície total, pois ainda há crescimento de fios, ainda que em ritmo desacelerado.
- Alopecia Frontal Fibrosante: provoca a perda completa de fios na parte frontal da cabeça. É causada pela inflamação dos folículos capilares, devido a distúrbios hormonais, como puerpério e menopausa.
- Alopécia Senil: causada pelo avanço da idade, é caracterizada pela diminuição do volume capilar e afinamento dos fios. Pode ser causada por mudanças hormonais, mas ocorre naturalmente pelo envelhecimento do organismo.
Quais são os melhores tratamentos para os tipos de alopecia feminina?
Cada tipo de alopecia recebe um tratamento apropriado para combater suas causas. Os principais deles são:
- Medicamentos de uso oral: que combatem, principalmente, sintomas relacionados aos distúrbios hormonais, emocionais e genéticos. Assim, é possível combater as causas mais subjacentes do problema e tratar a calvície continuamente.
- Medicamentos de uso tópico: recomendada em diversos casos, a terapia tópica ajuda a combater as inflamações locais e favorecer o restabelecimento do bom funcionamento dos folículos capilares.
- Implante Capilar Feminino: cada vez mais adotado, principalmente pelo método inovador SRC – Sistema de Reconstrução Capilar, é uma solução definitiva para casos mais complexos onde a perda de cabelo é irreversível. Ela devolve a autoestima e a liberdade da mulher por meio da implantação de novos fios em um procedimento não-invasivo e indolor.
Agora que você entendeu mais sobre o assunto, que tal conversar com um especialista em implante capilar feminino e mudar de vez sua relação com o espelho? Saiba como tratar a alopecia definitivamente e recuperar a autoestima perdida com a queda dos seus fios.