A idade que começa a calvície na mulher acontece, normalmente, entre os 40 e 50 anos, porém, a depender dos fatores que a propiciam como por exemplo, a hereditariedade, pode acontecer em qualquer idade a partir da puberdade.
A calvície feminina, também chamada de alopecia androgenética, tem um padrão diferente da masculina. Desconsiderando fatores que predispõem o surgimento antecipado, nos homens podem ser evidenciadas falhas no início da vida adulta, entre os 25 a 30 anos.
No público feminino, a idade que começa a calvície na mulher costuma ser quando ela se aproxima da menopausa. Contudo, embora a queda de cabelo seja uma queixa frequente das mulheres, apenas uma pequena parcela é tratada como calvície ou alopecia.
Está na idade que começa a calvície na mulher?
Saiba reconhecer o padrão de queda dos fios e antecipe a ida ao dermatologista especializado em tricologia para investir na prevenção. Infelizmente, muitas só procuram auxílio quando as falhas já estão evidentes com a queda superior a 30% dos fios.
Reconhecendo os sinais
Padrão de queda
Ao contrário de outros tipos de queda como a alopecia areata e eflúvio telógeno, com queda intensa dos fios, ela acontece de forma lenta e progressiva.
A mulher pode perceber um maior acúmulo da perda dos fios no banho, ao pentear o cabelo ou espalhados pela cama ou chão.
Localização no couro cabeludo
Também, ao contrário dos outros tipo que a queda é de forma difusa, por toda a cabeça. Neste padrão comum à idade que começa a calvície na mulher, ela ocorre principalmente no topo ou nas laterais.
É possível perceber ao dividir o cabelo e a linha de separação vai ficando mais ampla com o passar do tempo.
Afinamento dos fios
Os cabelos vão se tornando mais finos e a queda acontece com eles mais curtos ao anteriormente apresentado pelo fato do ciclo de vida do cabelo ser menor.
Eles vão perdendo comprimento e espessura pela ação de hormônios que eliminam as células protetoras e provocam a queda pela falta de vitalidade.
Se você está dentro da idade que começa a calvície na mulher, procure um especialista e aja preventivamente no combate aos sintomas.
Veja também
Conheça a técnica italiana exclusiva de implante capilar feminino indireto por um sistema de reconstrução capilar não cirúrgico.