Prótese Capilar Feminina – Qual a ideal?

prótese capilar feminina é uma solução imediata para a calvície na mulher ou para aquelas que têm enfrentado a queda excessiva dos fios. Entretanto há diferenças entre as técnicas, saiba o que é, os tipos e diferenças entre os procedimentos para escolher a melhor opção.

Assim como o implante capilar feminino indireto, a prótese capilar feminina também é uma peça feita sob medida, onde os fios naturais ou sintéticos são aplicados em um material que vai ser aderido ao couro cabeludo, de forma a se integrar com o cabelo existente, ou não, e proporcionar um resultado natural.

É uma técnica não cirúrgica e que não apresenta riscos à saúde, entretanto a higienização e assepsia corretas são fundamentais.

As complicações que podem surgir são irritações, alergias e outras questões de ordem dermatológica referentes aos materiais, má manutenção ou condições de uso da prótese capilar feminina.

As diferenças entre as próteses capilares são basicamente entre os fios (naturais ou artificiais) que vão ser aplicadas sobre as variadas bases e materiais de adesão. Todos esses fatores influenciam a durabilidade e a frequência com que devem ser feitas as manutenções, que devem ser realizadas por um profissional tricologista.

De forma geral, fios mais finos proporcionam resultado mais natural, mas são mais frágeis e tendem a cair mais, diminuindo a durabilidade da prótese. Fios mais grossos são mais resistentes, mas deixam o resultado mais artificial.

Principais tipos de prótese capilar feminina

Base Lace

A base da prótese é uma espécie de tela, tipo tule, com o entrelaçamento de 3 a 4 fios por nó, o que torna mais perceptível a aplicação.

Permite a transpiração do couro cabeludo o que é positivo, porém ao molhar no banho, chuva, mergulho, etc, a água penetra e se mistura ao suor, dificultando a higiene.

Também, os materiais de aderência necessitam de uma frequência na manutenção de 3 a 4 vezes por mês. A durabilidade da prótese é baixa, é fácil de rasgar, não podendo ser reaproveitada. A mulher precisa adquirir outra futuramente.

Base Monofilamento

É um tipo de renda feita de nylon ou poliéster, só que mais resistente que a base lace, podendo suportar fios de densidade mais pesada. Em contrapartida ficam mais grossas, no calor esquentam mais, o que pode ser incômodo para peles mais sensíveis.

Também fica perceptível, principalmente sob luz direta e é não é recomendada na praia ou piscina. A aderência fica comprometida.

A frequência de manutenção também é alta, de 3 a 4 vezes por mês e não é reutilizável.

Micropele

Também conhecida como patch cutânea ou skin, é uma das mais utilizadas. Com base de poliuretano, tem boa aderência. Pode ser encontrada em diferentes espessuras:

  • Fina: 0,08 mm
  • Superfina: 0,06 mm
  • Ultrafina: 0,03 mm

Vale ressaltar que quanto mais fina, mais delicada e frágil, embora esse tipo de material já tenha melhor resistência e durabilidade que as demais.

Com a base de poliuretano, é possível o implante fio a fio (injetado), o que dá um resultado de volume e balanço mais natural aos cabelos, ao contrário do implante em nó. Mas, como é feito à máquina, ainda fica um resultado artificial como o de uma boneca, na linha do cabelo, limitando os penteados.

A mulher pode sentir desconforto no calor, o poliuretano esquenta muito e a aderência no perímetro se desprende facilmente.

A manutenção é de 2 a 3 vezes ao mês e o uso em piscinas e no mar não são recomendáveis.

Qual a diferença da prótese capilar feminina e do implante capilar indireto?

implante capilar feminino indireto é o que se tem de mais moderno para solucionar a calvície na mulher (alopecia feminina) ou problemas de queda excessiva (eflúvio telógeno).

É um tipo de prótese feita com uma tecnologia exclusiva italiana (SRC) que se diferencia pela menor necessidade de manutenção e maior durabilidade devido aos materiais de alta qualidade.

A manutenção é de 1 vez a cada 30-40 dias, aproximadamente.

Com base em resina biocompatível, é moldada às características da caixa craniana de cada mulher para melhor adaptação, permitindo a completa aderência ao couro cabeludo e, principalmente, total respiração da pele. Ainda, não deixa a água passar e não esquenta.

Portanto, é possível e muito segura para tomar banho, entrar na piscina ou no mar.

O implante fio a fio é feito com cabelo humano de mesmas características da mulher – um trabalho artesanal único, manual, para resultar em um cabelo perfeitamente natural esteticamente, sem limitações.

Qual a prótese capilar feminina ideal?

A mulher deve escolher a que melhor possa se adaptar às necessidades de higienização e assepsia, de acordo com o estilo de vida dela.

Também, é preciso levar em consideração as expectativas com o resultado desejado. O valor da prótese capilar feminina varia muito de acordo com os materiais encontrados e técnicas utilizadas. Próteses mais baratas costumam necessitar de mais trocas e manutenções.

Geralmente, a mulher que procura a prótese capilar feminina, vem sofrendo com os sinais de calvície feminina e abalos emocionais decorrentes desta condição que a afastam da vida social.

Investir no implante capilar feminino indireto é a solução ideal para resgatar não só a imagem que deseja, mas de realizar atividades com a liberdade e segurança de movimentos limitados por outras próteses.

Para saber mais, entre em contato nos meios disponíveis ou pelo Whatsapp.

Sobre Michele Zanquoghi

Em 2006, Michele Zanquoghi, trouxe para o Brasil toda a sua experiência na diretoria de varias clinicas estrangeiras e sucessos obtidos com o seu conhecimento em técnicas de reconstrução capilar. Atuando na área desde 1996, tem especializações na área de tricologia e técnicas avançadas de reconstrução capilar. Conta com a colaboração dos melhores profissionais médicos no Brasil e na Italia.

Você pode se interessar também

Bulbo capilar

O bulbo capilar está diretamente relacionado com a saúde dos fios. Se você sofre com uma queda capilar acentuada, é fundamental entender a importância desta estrutura no cabelo.

6 maneiras de prevenir a queda de cabelos

Se você quer prevenir a queda dos fios, deixando-os saudáveis e bonitos, confira as dicas que separamos.

Hormônio DHT e calvície na mulher

Saiba quais são os hormônios relacionados com a calvície na mulher e como eles afetam a saúde do cabelo. Um dos mais comuns é a alopecia.