Minoxidil é um medicamento usado para tratar a perda de cabelo na mulher e no homem. No Brasil, seu uso é aprovado para o tratamento da queda capilar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O mecanismo exato pelo qual o minoxidil funciona não é completamente conhecido, porém sabe-se que foi inicialmente desenvolvido para controlar a pressão arterial e como efeito colateral, teve-se como consequência o crescimento do cabelo.
Embora seja mais comum em homens, a perda de cabelo nas mulheres é uma condição também presente nelas, caracterizando a alopecia feminina.
Apresenta causas variadas de manifestação, a principal e mais comum é a que ocorre pela ação do hormônio masculino (alopecia androgenética feminina), que as mulheres também tem, só que em menor quantidade.
O minoxidil é uma opção de tratamento eficiente para a calvície feminina, assim como é para a calvície masculina. Estudos clínicos têm mostrado que o uso tópico de minoxidil pode ajudar a estimular o crescimento de novos fios de cabelo e a aumentar a espessura dos fios existentes em mulheres com perda de cabelo.
No entanto, é importante lembrar que o tratamento com minoxidil não é uma solução definitiva para a perda de cabelo em mulheres e que a sua eficácia varia de pessoa para pessoa.
Algumas mulheres podem experimentar uma melhora significativa, enquanto outras podem notar resultados mais discretos. Além disso, assim como em outros tratamentos para a perda de cabelo, o uso continuado é necessário para manter os resultados.
Como é o tratamento com minoxidil?
Comumente apresentado na versão tópica para tratamento da calvície feminina e masculina, ele aumenta o suprimento de sangue e oxigênio para o folículo piloso, ele é um vasodilatador, o que ajuda a estimular o crescimento do cabelo.
Além disso, o minoxidil pode aumentar a espessura dos fios e prolongar a fase anágena do ciclo do cabelo.
O tratamento com minoxidil geralmente começa a mostrar resultados após seis a oito semanas de uso diário. No entanto, os resultados variam para cada pessoa e algumas podem precisar usar o medicamento por até seis meses antes de notar uma melhora significativa.
Ele costuma ser bem tolerado. Quando apresenta algum possível efeito colateral, costuma ser coceira, vermelhidão ou irritação no couro cabeludo.
Ressalte-se que o minoxidil só é eficaz enquanto for usado. Assim que a pessoa para de usar o medicamento, a perda de cabelo pode retornar ao seu ritmo original. É importante que a mulher investigue as causas da queda dos cabelos para o tratamento e resultado adequados.
O médico tricologista deve ser consultado e pode ser prescrito outros recursos combinados ao minoxidil para prevenir a queda e fortalecer os fios.
Atualmente, há muitos tratamentos disponíveis para agir preventivamente na calvície feminina. Até quadros avançados tem soluções modernas, como o implante capilar feminino indireto – uma técnica exclusiva italiana sem cirurgia que permite liberdade dos movimentos e recuperação da autoestima da mulher.
Para saber mais, entre em contato.