A miniaturização dos fios de cabelo ocorre quando a espessura do fio se torna cada vez mais fino ao longo do tempo até que haja o enfraquecimento a ponto da raiz não conseguir mais produzir novos fios. Isso pode ser causado por diversos fatores e é um dos principais sinais da calvície.
É importante destacar que a calvície feminina pode se manifestar de maneiras diferentes em cada mulher, fator genético, envelhecimento, alterações hormonais, estresse, dieta e outras condições de saúde. A miniaturização dos fios de cabelo é um dos sintomas.
O que causa a miniaturização dos fios de cabelo?
Ação do hormônio DHT
Associada à testosterona, um hormônio masculino também presente na mulher, só que em menor quantidade, é a principal causa da alopecia androgenética feminina – o tipo de calvície que mais acomete as mulheres.
O hormônio DHT faz com que os folículos capilares encolham e produzam fios de cabelo cada vez mais finos, até que eventualmente parem de produzir cabelo completamente.
Alopecia Areata
A miniaturização dos fios de cabelo também pode ser causada por outras condições de saúde, como a alopecia areata, que é uma doença autoimune que faz com que o sistema imunológico ataque os folículos capilares. Esse ataque pode levar à diminuição da espessura dos fios de cabelo e até mesmo à queda de cabelo completa.
Envelhecimento
O envelhecimento é outro fator que pode levar à miniaturização dos fios de cabelo. À medida que envelhecemos, os folículos capilares podem se tornar menos eficientes na produção de cabelo, resultando em fios cada vez mais finos.
É possível prevenir a miniaturização dos fios de cabelo?
Embora a miniaturização dos fios de cabelo possa ser um processo natural e inevitável para as mulheres que apresentem as condições para tal, existem algumas maneiras de ajudar a prevenir ou reduzir a sua ocorrência.
Uma das maneiras de prevenção é manter uma dieta saudável, rica em vitaminas e nutrientes. Isso beneficia não somente a saúde do cabelo, como o corpo todo em geral. Mantê-lo equilibrado evita que doenças ou outras condições desfavoráveis se manifestem.
No mesmo sentido, está levar um estilo de vida saudável. É importante evitar o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, bem como reduzir os níveis de estresse e praticar atividades físicas regularmente.
Outras opções de combate à miniaturização dos fios de cabelo incluem o uso de medicamentos inibidores do hormônio DHT e vasodilatadores para estimular o crescimento de novos fios mais fortes como o minoxidil.
Além disso, a tecnologia também tem evoluído muito para apresentar soluções para a calvície feminina. Hoje em dia, existem opções como o implante capilar para a mulher indireto, uma técnica avançada não-cirúrgica que resulta em um aspecto natural e permanente.
A perda do cabelo abala profundamente a mulher emocionalmente. Através deste procedimento, é possível recuperar a autoestima e retomar a rotina com muita segurança e liberdade de movimentos como ir à academia, praia e, inclusive nadar.
É recomendado procurar um tricologista para avaliar a causa da perda de cabelo e identificar precocemente a miniaturização dos fios através do exame de tricoscopia, e assim, realizar o tratamento mais adequado.
Para dúvidas e mais esclarecimentos, entre em contato.