A micose no couro cabeludo – Tinea Capitis , é uma infecção causada por fungos que podem provocar coceira intensa, caspa ou crostas amareladas e queda de cabelo.
Também conhecida como Tinea Capilar, é provocada por fungos do gênero Trichophyto e são contagiosas. Geralmente, são transmitidas pelo compartilhamento de escovas, bonés, toalhas, entre outros acessórios e utensílios.
Sintomas
Os principais sintomas da micose acontecem quando o fungo se prolifera no couro cabeludo ou na haste do fio do cabelo e podem se manifestar das formas abaixo:
- Descamação local, caspa ou crostas amareladas;
- Manchas, pontos pretos ou vermelhidão no couro cabeludo;
- Coceira intensa;
- Dor, ardência ou aumento de sensibilidade no couro cabeludo;
- Regiões com queda capilar ou fios quebrados.
Ainda é possível que se apresentem ínguas no pescoço, uma resposta do sistema imunológico para combater a infecção.
Em casos mais severos, a micose no couro cabeludo – Tinea Capitis, pode formar bolhas e inchaços, condição conhecida como kerion, levando à queda irreversível do cabelo.
Para o diagnóstico, o médico fará uma avaliação clínica do couro cabeludo e, também, pode ser feita uma raspagem do local da lesão para confirmar a presença do fungo pelo microscópio.
Tratamento da micose no couro cabeludo – tinea capitis
O tratamento deve ser orientado pelo médico dermatologista e seguido disciplinadamente pelo paciente para evitar recidiva da micose no couro cabeludo.
São receitados medicamentos para serem administrados por via oral para combater o fungo e/ ou inflamação, além de shampoo antifúngico para limpeza do couro cabeludo.
A mulher deve ficar atenta e procurar um dermatologista em qualquer suspeita destes sintomas. Quanto mais cedo for tratado, mais possibilidade de êxito na prevenção da calvície feminina.
Caso se apresente um quadro de calvície avançada, existem soluções definitivas como o implante capilar feminino sem cirurgia, uma técnica italiana exclusiva de reparar a queda definitiva por um moderno sistema de reconstrução capilar indireto.
Para saber mais, entre em contato.