Eflúvio telógeno

Eflúvio Telógeno – Queda Repentina de Cabelo

Eflúvio Telógeno se apresenta como um aumento na queda de cabelo, porém, de forma repentina e difusa (alopecia difusa). Geralmente, tem um fator que desencadeou a queda, mas, às vezes, pode não ficar tão claro.

Enquanto que na alopecia androgenética feminina temos, principalmente, o fator hormonal como causa, no eflúvio telógeno há um “gatilho” que, às vezes, nem precisa ser tratado. Quando cessado, volta a crescer o cabelo.

Inclusive, esta é uma das diferenças para a calvície feminina ou masculina. No eflúvio telógeno, o fio está ativo e volta com as mesmas características. Na calvície, há um afinamento e rarefação dos fios progressivos.

Causas do eflúvio telógeno

É normal a queda diária de cerca de 100 fios de cabelo. Cada fio tem um ciclo de vida que passa por três fases: crescimento (anágena), transição (catágena) e queda (telógena).

No caso do eflúvio telógeno, a queda acentua-se, geralmente, por uma causa conhecida.

Algumas mudanças fisiológicas ou hábitos do cotidiano podem determinar alterações biológicas no bulbo capilar e acentuar a queda, podendo se apresentar de forma aguda ou crônica.

Eflúvio telógeno agudo

Normalmente, há um evento que ocorreu até três meses antes. Esse é o prazo que leva para a preparação para a fase de queda do cabelo. Por exemplo:

  • Pós-parto;
  • Estresse físico (cirurgia, acidente) ou emocional (falecimento de alguém);
  • Doenças e utilização de algum medicamento, etc.

Eflúvio telógeno crônico

É um aumento da perda dos fios, assim como na forma aguda. Porém, estes ciclos de queda ocorrem de maneira mais recorrente.

Acontece em condições que podem se apresentar em:

Tratamento

Alguns casos, não precisam ser tratados. Apesar da queda repentina, o ciclo de vida do cabelo não é interrompido e o fio volta a crescer naturalmente com a mesma densidade que o anterior.

Mas, é importante que haja uma consulta com o dermatologista especialista em tricologia para avaliar a existência de outros fatores associados que causam o afinamento e rarefação dos fios. O tratamento envolverá, também, o combate a essas outras causas.

Após a morte do folículo piloso, o fio perde a capacidade de crescer novamente. É imprescindível que haja uma atuação preventiva para que a queda não seja mais significativa.

Principalmente na mulher, a maioria dos casos de calvície feminina podem ser tratadas ou evitadas se forem tratadas precocemente.

Ainda assim, em casos de calvície avançada na mulher, há a possibilidade de solução definitiva com o implante capilar feminino indireto, um procedimento que não necessita de intervenção cirúrgica.

Se quiser saber mais sobre esta moderna técnica italiana de implante capilar feminino indiretoentre em contato!

Sobre Michele Zanquoghi

Em 2006, Michele Zanquoghi, trouxe para o Brasil toda a sua experiência na diretoria de varias clinicas estrangeiras e sucessos obtidos com o seu conhecimento em técnicas de reconstrução capilar. Atuando na área desde 1996, tem especializações na área de tricologia e técnicas avançadas de reconstrução capilar. Conta com a colaboração dos melhores profissionais médicos no Brasil e na Italia.

Você pode se interessar também

Suplementos vitamínicos para queda de cabelo na mulher

Os suplementos vitamínicos para queda de cabelo podem ser uma solução coadjuvante e eficaz para estimular o crescimento e fortalecer os fios.

Implante capilar feminino

O implante capilar feminino é um tratamento para os principais tipos de calvície que acomete mulheres. Consiste, basicamente, no aproveitamento dos fios...

Transplante ou implante capilar

A perda de cabelo costuma ser motivo de aflições em homens e mulheres, afetando a vaidade e autoestima. Temos diversas soluções disponíveis.