Diferença entre queda ou quebra de cabelo

Saiba identificar a diferença entre queda ou quebra de cabelo e o que fazer nesses casos.

Muitas vezes, a mulher vai percebendo que está perdendo cabelo pelo acúmulo dos fios que se desprende do couro cabeludo na hora do banho, ao escovar ou, simplesmente passar a mão para desembaraçar os fios.

Apesar de ambas situações – queda ou quebra de cabelo, ter a mesma consequência de diminuição da quantidade dos fios e mexer com a autoestima da mulher, elas tem causas diferentes e demandam tratamentos específicos.

Um dos sinais mais fáceis de identificar a diferença entre queda ou quebra de cabelo, é se há a presença do bulbo capilar no fio. É um pontinho branco na ponta do fio e nada mais é do que a raiz do cabelo.

O bulbo está inserido na derme e é responsável pela produção da haste (fio do cabelo). Quando o cabelo cresce, o fio está sendo empurrado, portanto, se a raiz do cabelo não está saudável, o crescimento capilar fica comprometido.

Queda ou quebra de cabelo?

A queda de cabelo está associada ao bulbo capilar e pode estar relacionado a problemas de vários fatores que acarreta em uma má reprodução celular, enfraquecendo os fios e ocasionando, também, a quebra do cabelo.

A simples queda com o bulbo capilar não é, necessariamente, grave. Pode representar o fim do ciclo de vida do cabelo, que dará início a um novo, dentro de uns meses. Porém, toda queda acentuada de cabelo deve ser investigada por um dermatologista especialista em tricologia para descobrir se não há outro motivo mais grave como causa.

É comum casos de calvície feminina, apesar de menos comentada em relação aos homens, e pode ter origem em outras condições internas da mulher, como alterações hormonais, falta de vitaminas, má alimentação, etc, e o tratamento deve abordar essas causas para o crescimento saudável do cabelo.

Já a quebra de cabelo pode ser notada quando os fios de cabelo apresentam tamanhos irregulares quando caem. Ela acontece pelo enfraquecimento do fio e pode ser ocasionada, tanto por problemas como a calvície feminina ou por procedimentos químicos, uso excessivo de chapinha, secador, ou algo que agrida a proteção natural do fio. Se for ocasionada por agentes externos, o cabelo tende a se recuperar ao cessar a causa.

Com a ajuda de profissionais, é possível recuperar a saúde dos fios de cabelo e, caso esteja enfrentando sinais evidentes de calvície, a mulher pode contar com uma solução definitiva de implante capilar feminino indireto – uma técnica italiana exclusiva não invasiva e indolor.

Entre em contato para saber mais.

Sobre Michele Zanquoghi

Em 2006, Michele Zanquoghi, trouxe para o Brasil toda a sua experiência na diretoria de varias clinicas estrangeiras e sucessos obtidos com o seu conhecimento em técnicas de reconstrução capilar. Atuando na área desde 1996, tem especializações na área de tricologia e técnicas avançadas de reconstrução capilar. Conta com a colaboração dos melhores profissionais médicos no Brasil e na Italia.

Você pode se interessar também

Tricotilomania – o que é e como tratar

A tricotilomania é um distúrbio psicológico que envolve a compulsão de arrancar os próprios cabelos ou pêlos do corpo. É uma condição que pode afetar homens, mulheres e crianças.

Prótese Capilar Feminina – Qual a ideal?

A prótese capilar feminina é uma solução imediata para a calvície na mulher ou para aquelas que têm enfrentado a queda excessiva dos fios.

Alopecia areata na mulher

A alopecia areata é uma condição causada por uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo formando falhas de características arredondadas no couro cabeludo.