Entenda como funciona o ciclo de vida do cabelo e saiba quando a queda dos fios é normal.
Volumosos, longos, curtos, lisos, crespos… Não importa como, o cabelo está associado à aparência da pessoa e vira motivo de preocupação se chegar a uma fase de queda acentuada.
Perder cerca de 50 a 100 fios por dia é normal e passa despercebida, visto que há outros em fase de crescimento, na mesma quantidade e ao mesmo tempo. Contudo, quando esse crescimento é interrompido, o cabelo fica menos volumoso e eventuais falhas ficam evidentes.
Neste caso, é necessário consultar o especialista em tricologia para verificar as possíveis causas.
Cada cabelo nasce do bulbo capilar presente nos folículos capilares. No bulbo, ocorre a divisão celular – quanto mais as células se dividem, as novas empurram as anteriores formando a haste, ao que nós percebemos com o crescimento do fio do cabelo.
O cabelo passa por três fases importantes e todo o ciclo de vida do cabelo dura de 2 a 6 anos.
Fases do ciclo de vida do cabelo
O ciclo de vida do cabelo passa pela fase de: crescimento, transição e queda.
Saiba cada uma delas:
Fase anágena
É a fase ativa do fio, quando as células mais antigas são empurradas para fora do bulbo capilar, evidenciando o crescimento do cabelo. Cresce aproximadamente 1 centímetro por mês e o cabelo pode ficar nesta fase ativa entre 2 a 6 anos.
Há mulheres que sentem que o cabelo cresce até uma determinada altura, isso significa que elas tem uma fase anágena com duração menor em relação às outras mulheres.
Geralmente, 80% a 85% dos fios do couro cabeludo estão em fase ativa de crescimento.
Fase catágena
É a fase de transição (ou repouso) após a fase de crescimento e antes da queda. O fio de cabelo está ainda no folículo, mas para de crescer. Dura em média 3 semanas e abrange cerca de 3% dos fios de cabelo.
Fase telógena
É a fase de queda do fio, quando ele é liberado do folículo, após a fase de repouso. Nesta fase, o folículo pode ficar inativo em média 3 meses, até reiniciar o processo de crescimento (fase anágena).
Normalmente, 6% a 8% dos fios estão nesta fase.
Quando o ciclo de vida do cabelo não está saudável?
Toda queda acentuada acima da média esperada, fios enfraquecidos ou falhas se evidenciando, devem ter a devida atenção de um médico dermatologista para tratar o motivo pelo qual os fios não estão se recuperando para reiniciar um novo ciclo de vida do cabelo e, principalmente, prevenir a calvície feminina.
Caso a paciente se encontre em estágio avançado de falhas aparentes, há entre as soluções possíveis, uma técnica italiana exclusiva de implante capilar para a mulher, um moderno sistema de reconstrução capilar indireto e não invasivo.
Entre em contato para saber mais.