Cabelo com Pontas Finas? Saiba o que significa
Tem reparado que está ficando com o cabelo com pontas finas ? Saiba que isso pode decorrer de uma série de fatores e que cuidados tomar.
De maneira geral, cabelos com pontas finas significam que o cabelo “mais velho”, os que cresceram primeiro, ficaram expostos há mais tempo a processos que o danificaram.
É importante observar os hábitos para identificar o que pode estar provocando que as pontas se afinem. Costuma relacionar-se com fatores ligados à idade do fio, agentes externos e/ ou genética.
Idade do fio
Questões hormonais e a menopausa são algumas das causas relacionadas à idade do fio, e naturalmente, ao amadurecimento da mulher.
Ao longo dos anos, estima-se que a mulher apresente uma perda do volume total dos fios e o cabelo com pontas finas é uma das características, inclusive, começa a apresentar o afinamento desde a raiz do fio do cabelo.
É importante o acompanhamento com o dermatologista especialista em tricologia para verificar se não há indicativos da alopecia androgenética ou calvície de padrão feminino.
A idade que começa a calvície na mulher acontece, normalmente, entre os 40 e 50 anos.
Agentes externos relacionados a cabelo com pontas finas
Como mencionado anteriormente, as pontas dos cabelos são a parte do fio que ficou exposta há mais tempo a fatores que podem ter influenciado na saúde capilar.
Temos como exemplo o frio ou calor excessivo, como o sol, secador, chapinha, banhos quentes, etc.
O excesso de produtos químicos, desde tingimentos e alisamentos, como o acúmulo de resíduos de shampoos e poluição também podem atuar no afinamento das pontas do cabelo, sendo benéfico a realização de um detox capilar periodicamente para manter a vitalidade dos fios.
Questões genéticas
Embora seja esperado que a queda capilar se acentue em idade mais avançada, questões genéticas, ligadas à hereditariedade podem acelerar o processo de afinamento dos fios desde a puberdade e levar a uma calvície feminina precoce, entre outros sintomas que podem predispor o problema como a queda acentuada dos fios.
Há muitos recursos que podem tratar preventivamente ou recuperar a saúde dos fios como medicamentos, vitaminas, shampoos, dermoterapias, etc.
Ainda, para casos de calvície avançada, há técnicas modernas de implante capilar feminino não-invasivo, ou seja, não cirúrgico. Um exclusivo sistema de reconstrução capilar, através de uma tecnologia italiana exclusiva, onde as características do cabelo da mulher são reproduzidas artesanalmente com fios naturais em um novo couro cabeludo de material e adesão biocompatíveis e aplicados na área que se queira reconstruir e harmonizar.
Para saber mais, entre em contato.