Bulbo Capilar – Uma Importante Estrutura do Cabelo
O bulbo capilar está diretamente relacionado com a saúde dos fios. Se você sofre com uma queda capilar acentuada, é fundamental entender a importância desta estrutura no cabelo.
O fio de cabelo tem uma parte externa visível, a que naturalmente enxergamos, e outra interna que fica inserido no couro cabeludo, em uma camada mais profunda da pele (derme), está o bulbo capilar, raiz ou folículo piloso.
Por sua vez, a fibra capilar é formada por três camadas: medula, córtex e cutícula (a camada mais externa de proteção aos fios).
É nesta parte interna que há a reprodução celular que, ao multiplicarem-se, “empurra” o cabelo para fora e promove o crescimento dos fios (haste), iniciando o ciclo de vida do cabelo. Portanto, se o bulbo capilar não está saudável, o crescimento do cabelo fica prejudicado.
Quais problemas estão associados?
Problemas no bulbo capilar podem implicar em queda acentuada de cabelo e redução de volume total pela falta de crescimento de novos fios, resultando na calvície em mulheres e homens.
Isso quer dizer que na região não há presença de nutrientes suficientes para o funcionamento desejado, implicando em cabelos mais fracos. Entre vários fatores, a dermatite seborreica pode ser uma das origens do enfraquecimento da raiz.
Há algumas medidas que podem melhorar o estímulo na região como adotar bons hábitos com uma alimentação saudável e rica em vitaminas, beber bastante água para uma boa hidratação e massagear o couro cabeludo e melhorar a circulação sanguínea.
É recomendada a consulta com o dermatologista especializado em tricologia (que trata dos cabelos) para uma melhor investigação das causas e melhor resultado no tratamento e prevenção da queda capilar.
Queda do fio com o bulbo capilar é preocupante?
Quando vemos uma queda do fio com uma pontinha branca, isso quer dizer que ele caiu da raiz, mas não com a raiz. O folículo piloso continua no couro cabeludo e não significa que é uma queda irreversível. Novos fios podem nascer, porém é importante que o processo de afinamento do fio seja tratado para não interromper a produção da renovação celular levando à queda definitiva.
A maioria dos casos de calvície feminina podem ser tratadas ou evitadas se medidas forem iniciadas precocemente. Ainda assim, em casos de calvície avançada na mulher, há a possibilidade de solução definitiva com o implante capilar feminino indireto, uma moderna técnica italiana e exclusiva sem necessidade de intervenção cirúrgica.