Alopecia Feminina – O Que É e Principais Tipos
A alopecia feminina é uma alteração no desenvolvimento normal dos fios de cabelo ou pêlos do corpo. Os tipos mais comuns são os que afetam o couro cabeludo, resultando em queda acentuada e, em alguns casos, a perda total da capacidade de produzir novos fios.
Apesar de afetar mais homens que mulheres, é o público feminino que sente os efeitos mais drásticos dessa situação. A queda de cabelo na mulher apresenta padrões diferentes e tratamentos distintos, como veremos a seguir.
O ciclo de vida do cabelo apresenta três fases:
- Fase Anágena (crescimento);
- Fase Catágena (transição);
- Fase Telógena (queda).
Cada fio está constantemente intercalando-se entre estas fases. Em condições normais, a proporção dos fios em fase de crescimento representa quase 90% do volume total, sendo normal perder até 100 fios por dia.
Na alopecia, esse ciclo é interrompido e a fase de queda passa a ser mais acentuada e alguns sintomas de rarefação, encurtamento e fios mais finos que o habitual podem se apresentar.
As causas de alopecia feminina são variadas, por exemplo:
- Fator genético;
- Atuação de hormônios masculinos como a testosterona, que também estão presentes na mulher só que em menor quantidade;
- Medicamentos;
- Doenças infecciosas;
- Problemas na tireoide;
- Micose no couro cabeludo;
- Dermatite Seborreica (Caspa);
- Carência de vitaminas, etc.
Principais tipos de alopecia feminina
Tipos mais comuns
Alopecia Androgenética
A alopecia androgenética feminina é o tipo mais comum de calvície na mulher. Tem origem genética e os fios vão ficando mais finos e ralos progressivamente. São notadas áreas do couro cabeludo mais “abertas”, geralmente na região central do topo da cabeça.
Alopecia Areata
A alopecia areata é uma doença autoimune que causa queda de cabelo> e pode estar associada a fatores genéticos. Não se sabe muito bem o que faz o sistema imunológico atacar os seus próprios tecidos. Na alopecia areata, as células atacam e impedem a produção de novos fios no folículo capilar. As falhas costumam se apresentar em formatos arredondados no couro cabeludo.
Alopecia Difusa (Eflúvio Telógeno)
A Alopecia Difusa ou eflúvio telógeno é quando acontece uma queda acentuada repentina dos fios. É um tipo de alopecia que se não estiver associado a outros fatores, tem efeito temporário. Normalmente, existe uma causa que estimulou a queda que, quando cessada, o cabelo volta a crescer normalmente.
Alopecia Frontal Fibrosante
Ocorre principalmente no período pós-menopausa. A linha do cabelo avança, havendo um padrão de “aumento da testa”. Também pode ocorrer uma maior perda dos fios nas sobrancelhas e axilas.
Alopecia por Tração
Há certos tipos de penteados ou formas de prender o cabelo que tracionam excessivamente os fios, danificando as raízes, podendo levar a um quadro irreversível no bulbo capilar.
Alopecia Senil
É relacionada à idade. À medida que envelhecemos, diminui-se naturalmente o crescimento do cabelo. Estima-se um afinamento difuso por todo o couro cabeludo, em aproximadamente 30% das mulheres após os 50 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Alopecia Traumática
Quando há traumatismos no couro cabeludo ou hábito de arrancar os fios constantemente, como nos casos de tricotilomania.
Tipos mais raros
Alopecia Cicatricial
Pode se apresentar de forma repentina ou lenta. É um tipo mais raro, onde certas inflamações danificam os folículos capilares fazendo com que haja o crescimento de tecido cicatricial, impedindo a produção de novos fios.
Alopecia Total
Um tipo mais avançado de alopecia areata onde há perda total dos fios no couro cabeludo, podendo incluir os pêlos do rosto. Pode ter forte fundo emocional como causa.
Alopecia Universal
Também um tipo de alopecia areata, é a ausência total de pêlos no corpo todo, não só no couro cabeludo. É causada por uma mutação cromossômica dos genes.
Ao serem notadas uma queda atípica dos fios de cabelo, é importante que o tricologista seja consultado. A maioria dos casos de calvície feminina podem ser tratadas ou evitadas se forem tratadas precocemente.
Para os casos de calvície avançada na mulher, há a possibilidade de solução definitiva com o implante capilar feminino indireto, um procedimento que não necessita de intervenção cirúrgica, através de uma técnica exclusiva italiana.
Entre em contato para saber mais!