Alopecia areata na mulher

alopecia areata é uma condição causada por uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo formando falhas de características arredondadas no couro cabeludo. Em casos mais graves, ela pode se apresentar incluindo a ausência nos pêlos do rosto (alopecia total) ou do corpo todo (alopecia universal).

Não é contagiosa e pode envolver doenças autoimunes, fatores emocionais e genéticos como causas ou agravamento da condição inflamatória.

A extensão destas falhas variam para cada paciente, para alguns, podem ficar imperceptíveis, porém, não se sabe ao certo como ela pode evoluir.

Como se trata de um quadro inflamatório, é possível que o cabelo volte a crescer naturalmente, ao cessar a origem da causa. O bulbo capilar ainda está ativo, só não consegue se desenvolver devido à inflamação. Contudo, não há previsibilidade de novas crises ocorrerem.

Sintomas

O principal sintoma da alopecia areata na mulher é a queda repentina do cabelo formando áreas circulares no couro cabeludo. Eventualmente, se voltarem a crescer, é possível que os fios nasçam brancos, adquirindo a coloração normal após um tempo.

Os fios ao redor da área caem com mais facilidade ao serem puxados, mesmo que delicadamente.
Podem ser sentidos coceira ou queimação antes da queda e em uma parcela das pacientes, a unha pode apresentar alterações na superfície ou na base, mais avermelhada.

Diagnóstico da alopecia areata

A própria observação do couro cabeludo e das unhas pode constatar a alopecia areata na mulher. Contudo, é importante a consulta com o dermatologista especialista em tricologia para investigar fatores associados que causam ou agravam o quadro inflamatório para a condução do tratamento.

Tratamento

Existem diversas possibilidades para o tratamento da alopecia areata na mulher, medicamentos, vitaminas e terapias de estimulação tópicas para o crescimento do cabelo. O médico especialista irá avaliar caso a caso.

A doença não é grave, mas afeta significativamente a autoestima da mulher. Nos casos de calvície avançada, existem soluções como o implante capilar feminino indireto, um procedimento moderno que não necessita de intervenção cirúrgica, através de uma técnica exclusiva italiana com materiais de adesão biocompatíveis.

Para saber mais sobre o procedimento, entre em contato!

Sobre Michele Zanquoghi

Em 2006, Michele Zanquoghi, trouxe para o Brasil toda a sua experiência na diretoria de varias clinicas estrangeiras e sucessos obtidos com o seu conhecimento em técnicas de reconstrução capilar. Atuando na área desde 1996, tem especializações na área de tricologia e técnicas avançadas de reconstrução capilar. Conta com a colaboração dos melhores profissionais médicos no Brasil e na Italia.

Você pode se interessar também

Miniaturização dos fios de cabelo

A miniaturização dos fios de cabelo ocorre quando a espessura do fio se torna cada vez mais fino ao longo do tempo até que haja o enfraquecimento a ponto da raiz não conseguir mais produzir novos fios.

Implante capilar feminino

O implante capilar feminino é um tratamento para os principais tipos de calvície que acomete mulheres. Consiste, basicamente, no aproveitamento dos fios...

Finasterida na mulher

Há diferenças na recomendação, utilização e benefícios apresentados nos resultados. Saiba mais sobre os aspectos da utilização deste medicamento.